terça-feira, 19 de março de 2013

Responsabilidade Social




No atual mundo competitivo, qualidade de produtos e serviços não garante a sobrevivência de uma empresa ou organização. Por isso, cresce cada vez mais o numero de empresas que querem desempenhar um papel em prol da sociedade, no intuito de destacar sua imagem institucional. Desta forma, torna-se cada vez mais comum a tal RESPONSABILIDADE SOCIAL. Mas será mesmo que as empresas estão preocupadas com as causas ou projetos que defendem ou apoiam? Pois bem, dificilmente uma empresa vai investir num programa social pela causa em si. É pura estratégia de marketing, que a coloca a frente dos seus concorrentes. É puro planejamento estratégico que se bem elaborado e estruturado, significa retorno garantido. Porque retorno garantido? Simples, um programa de responsabilidade social gera mídia espontânea. O mercado está atento e gosta de empresas politicamente correta, gerando crescimento no seu market share, sem falar na retenção de clientes. A  ação social acaba sendo uma ferramenta de endomarketing dentro da empresa. Que funcionário não teria orgulho em trabalhar numa empresa que quer salvar o mundo? Será que esta mesma empresa que quer salvar o mundo, não acaba atraindo novos investidores? Claro que sim, até as ações da empresa valorizaram por conta da ultima campanha! E não podemos esquecer a dedução fiscal, um dos principais objetivos das empresas, que é driblar o leão do imposto de renda.
Apesar da intenção das empresas em promover a responsabilidade social seja a do “ganha-ganha”, quem sai ganhando com esta guerra de DIFERENCIAL NO MERCADO é o beneficiário da ação, a comunidadade. Ou seja, todos ganham! Um MODISMO que deu certo.

Escrito por Elaine Melo, deste blog em 20/03/2013

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