No atual mundo competitivo,
qualidade de produtos e serviços não garante a sobrevivência de uma empresa ou
organização. Por isso, cresce cada vez mais o numero de empresas que querem
desempenhar um papel em prol da sociedade, no intuito de destacar sua imagem
institucional. Desta forma, torna-se cada vez mais comum a tal RESPONSABILIDADE
SOCIAL. Mas será mesmo que as empresas estão preocupadas com as causas ou
projetos que defendem ou apoiam? Pois bem, dificilmente uma empresa vai
investir num programa social pela causa em si. É pura estratégia de marketing,
que a coloca a frente dos seus concorrentes. É puro planejamento estratégico
que se bem elaborado e estruturado, significa retorno garantido. Porque retorno
garantido? Simples, um programa de responsabilidade social gera mídia
espontânea. O mercado está atento e gosta de empresas politicamente correta,
gerando crescimento no seu market share, sem falar na retenção de clientes.
A ação social acaba sendo uma ferramenta
de endomarketing dentro da empresa. Que funcionário não teria orgulho em
trabalhar numa empresa que quer salvar o mundo? Será que esta mesma empresa que
quer salvar o mundo, não acaba atraindo novos investidores? Claro que sim, até
as ações da empresa valorizaram por conta da ultima campanha! E não podemos
esquecer a dedução fiscal, um dos principais objetivos das empresas, que é
driblar o leão do imposto de renda.
Apesar da intenção das empresas em
promover a responsabilidade social seja a do “ganha-ganha”, quem sai ganhando
com esta guerra de DIFERENCIAL NO MERCADO é o beneficiário da ação, a
comunidadade. Ou seja, todos ganham! Um MODISMO que deu certo.
Escrito por Elaine Melo, deste blog em 20/03/2013
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